segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Acelere a Queima de Gordura Naturalmente

1. Aeróbicos

Aeróbicos são o básico para qualquer pessoa que tem como objetivo a queima de gordura. Podem acelerar de forma expressiva a perda de peso. Devem ser feitos por no mínimo 40 minutos, não necessariamente antes ou depois do treino. Caso seja iniciante, comece com 20 minutos e aumente gradativamente ou faça os 40 minutos, porém com baixa intensidade.

2. Coma com mais freqüência

Comer com mais freqüência pode parecer estranho para quem quer queimar gordura, pois é o correto. Coma com freqüência, porém de forma correta e controlada. Faça de 5 a 6 refeições por dia a cada 3h. Comendo desta forma você pode acelerar seu metabolismo e queimar mais gorduras. Quando uma pessoa faz um intervalo muito longo entre uma refeição e outra, o corpo tende a reter gorduras para suprir a falta de alimento nestes períodos, ocasionando uma desaceleração no metabolismo.

3. Beba muita água

O corpo também consegue reter líquidos para suprir a sua falta. Bebendo água com bastante frequência, você força o corpo a eliminar todos os líquidos retidos. Além de que beber água é vital para ajudar na maioria das funções do corpo humano.

4. Academia não faz milagre

Várias pessoas usam a academia para se auto-confortarem na hora de fugir da sua dieta, com a desculpa de que “Não faz mal, pois estou fazendo academia agora!”. Academia não faz milagre! Se você continuar se alimentando mal, você não terá os resultados esperados nunca. É extremamente mais fácil ingerir calorias do que queimá-las! Sempre lembre-se disso.

5. Evite Carboidratos Ruins

Carboidratos “ruins” são os carboidratos de alto índice glicêmico, que geram um grande pico de insulina no corpo, o que pode gerar acúmulos de gordura. Alguns exemplos de carboidratos de alto índice glicêmico: massas, bolos, doces, refrigerantes, fastfoods, sorvete. Estes citados são os mais comuns, se você realmente quer ver diferênça em seu corpo, é melhor ir dizendo adeus agora para estes alimentos.

6. Corte somente o consumo de gorduras ruins

Nem todas as gorduras são ruins(Saturadas, Trans), existem também as gorduras boas(Insaturadas), elas ajudam no funcionamento de órgãos, na manutenção do metabolismo, no transporte de vitaminas solúveis como a vitamina A, D, E e K, podem ajudar no funcionamento do coração e funcionam como uma fonte concentrada de energia. Exemplo de alimentos ricos em gorduras boas: salmão, atum, nozes, azeite de oliva extra-virgem. Exemplo de alimentos ricos em gorduras ruins: pizzas, carne vermelha, fastfood em geral…

Conclusão

Estas dicas são o guia básico para qualquer pessoa que almeja perder peso e queimar gordura com eficiência total.

domingo, 30 de agosto de 2009

Para ser um Bodybuilding de sucesso

 


Você já se viu em pé, olhando no espelho, flexionando seus poderosos braços e... nada acontece ? Você vai para a academia, treina pesado, mas a fita métrica e o espelho contam sempre a mesma velha história, independente dos seus esforços. Mas não desanime – algumas pessoas não são abençoadas geneticamente com braços monstros, mas há muita coisa que você pode fazer pro vento começar a soprar pro seu lado. Aqui estão 10 passos para você conseguir os seus tão desejados braços. As primeiras cinco dicas são de como treinar e as outras cincos são sobre assuntos secundários de interesse critico para ser um Bodybuilding de sucesso.

1. Sobre a Anatomia Observando os seus braços a primeira coisa a notar é o seu bom e velho Bíceps. Há uma razão para isso, pois o bíceps esta entre o músculo mais visível do nosso corpo (flexionar o bíceps é, afinal de contas, a pose mais clássica do fisiculturismo). Porem, observando o corte transversal de seu braço logo você percebera que a verdadeira estrela é o Tríceps. Na verdade o tríceps ocupa nada mais nada menos, que 2/3 de seu braço enquanto o bíceps e o brachialis (pequeno ajudante do bíceps) ocupam 1/3 de seu braço. Agora vemos porque pegamos pesado com o bíceps e deixamos o tríceps de lado. Mas se você quiser aumentar seus braços trate de dar o mesmo tratamento hardcore para seus tríceps. 2. Treine pesado, mas treine rápido. O ponto chave em erguer peso é ativar a hipertrofia. Qualquer outra coisa, na melhor das hipóteses, é manutenção, e na pior, desperdício de tempo. Pra começo de conversa, primeiro você tem que sair da sua zona de conforto. Para conseguir isso você tem que erguer mais peso e/ou fazer mais repetições do que de costume. Você deve fazer isso porque alem de estimular as fibras de rápida-contração, também vai estimular suas fibras de lenta-contração. Alguns músculos têm uma grande quantidade de fibras de lenta-contração e podem se beneficiar com mais repetições e pouca carga. Bíceps e Tríceps não estão entre eles. Para melhorar os resultados nesses dois músculos focalize, principalmente, em um treino bastante pesado e mantendo entre 6-8 repetições, com apenas algumas semanas de treino você notara muita diferença. Por ser músculos tão explosivos, eles também se cansam rápido. Ficar por horas fazendo Rosca Direta para bíceps pode ser bastante improdutivo, enquanto ficar alguns minutos no mesmo exercício espremendo todo o ácido lático para fora dos músculos pode ser muito vantajoso.

3. Confunda as Coisas Fazer sempre os mesmos exercícios com os mesmos pesos não ira levar seus músculos para fora da zona de conforto. Então adivinhe – Faça mudanças em seu treino constantemente. Troque a ordem de seus exercícios às vezes, substituído cabo por peso livre e vice-versa, ou melhor – por que não fazer uma serie diferente usando metade do peso que você usa porem fazendo 50 repetições? Na verdade há muitas variações de rosca para bíceps que você pode fazer. Isso porque existe uma variedade de barras diferentes que você pode usar, existem barras retas com meia-dúzia de ângulos e variações diferentes e até a barra W. Há também maquinas que você pode usar que fornecem variações diferentes para se trabalhar o mesmo músculo. Com um pouco de imaginação você pode encontrar muitas formas de executar o mesmo exercício usando os cabos.

4. Focalize Partes Especificas de Cada Músculo Como insinua o nome, bíceps e tríceps consistem em partes diferentes, respectivamente. Para maximizar o desenvolvimento você deve fazer um treino especifico para cada um deles. Se você treina sério, volte para a parte de anatomia e use o seu raciocínio dedutivo baseado em biomecânica e junte isso com a experiência pratica para aprender o jeito certo de estimular cada parte.

5. Usando Técnicas de Intensidade de Estimulo – Sabiamente. Como mencionado no segundo passo, a intensidade é a chave mágica para o crescimento. Um modo de acelerar seu potencial de crescimento é ocasionar um estimulo de intensidade. Isso inclui repetições forçadas, reps parciais, fase negativa e drops-sets. Repetições Forçadas: Windows Media Player (376 KB) Real Player (512 KB) Mpeg (1.1 MB) Repetições Parciais: Windows Media Player (267 KB) Real Player (353 KB) Mpeg (762 KB) Treino Negativo: Windows Media Player (400 KB) Real Player (550 KB) Mpeg (1.19 MB) Drop-Sets: Windows Media Player (376 KB) Real Player (512 KB) Mpeg (1.1MB) Veja bem: Como já foi dito, você precisa ir alem dos seus músculos e seu sistema nervoso, ultrapassando assim as limitações naturais de seu corpo. Mas tenha cuidado, pois isso poderá levar você a ter varias lesões. O maior risco, porém, não é necessariamente um tendão ou ligamento estirado. Se você seguir constantemente as dicas acima você poderá entrar em Overtrainig. Em poucas palavras, esse é o estado onde você causa mais danos ao seu corpo do que ele é capaz de recuperar – você estará andando como em “um passo pra frente” e “dois pra trás” com seu treinamento. Limite seu treino de braços a uma ou duas vezes por semana, no maximo.

6. Descanse bastante Isso corresponde ao overtraining – seu corpo deve ter tempo suficiente para descansar e poder se recuperar do treino e assim poder construir mais músculos. O modo mais fácil para resolver esse problema é simples: tenha uma boa noite de sono! A quantidade correta de horas de sono pode ser diferente de pessoa pra pessoa, porem 8 horas de sono já é um bom começo, mas nove ou mais horas pode lhe trazer alguns bons benefícios. Um cochilo de meio-dia é um bom modo de recarregar as baterias. Procure cochilar no seu horário de folga, se for possível, meia-hora de sono já pode lhe fazer muito bem. Mas porque dormir é tão benéfico? Não só descansa a sua mente, mas também, enquanto você dorme, o hormônio do crescimento (GH) é liberado naturalmente. Levando isso em consideração, faz muito sentido deixar seu corpo descansar o tempo suficiente para poder se recuperar do treino pesado. Isso ira lhe trazer mais massa muscular.

7. Coma Bastante A base do crescimento é simples: consuma mais calorias do que você gasta. Se você come somente para “se manter”, de onde vira o peso extra que você deseja? Pense nisto. Porem comer demais não lhe trará somente músculos. Na verdade se você ultrapassar das 500kcal a mais do que você precisa você vai acabar ganhando gordura. Isso varia de tamanho, idade, dieta e diversos outros fatores, mas o segredo é comer constantemente um pouco mais do que você queima diariamente. Fale com um nutricionista ou algum profissional competente da área para lhe ajudar a personalizar sua dieta.

8. Uso de Suplementos Comer muitas calorias é importante, mas a maioria de nós podemos nos beneficiar de uma ajudinha extra. Proteína é importante, se dieta tem deficiência de proteína você pode suplementar com Whey Protein, por exemplo. A Creatina também é uma boa escolha para suplementação, pois ela lhe ajudara com ganhos de força.

9. Alongamento Alongamentos ajudam a diminuir as dores e a prevenir lesões. Com essa pratica você ira fazer circular mais sangue e levar mais nutrientes para dentro do músculo, e assim sua recuperação será mais rápida. Alongar também previne atrofia dos músculos, que pode lhe trazer problemas ao longo de sua vida. Outro beneficio de se alongar, é que as fibras dos músculos podem ser ampliadas. Se você usar uma camisa menor do que seu numero normal, seus movimentos ficarão limitados – o mesmo acontece com os músculos, se não tiver para onde ir eles continuaram pequenos.

10. Emagreça Finalmente, uma razão de seus braços não parecerem grandes é que você tem uma camada de gordura cobrindo eles. Não cometa esse erro; este detalhe aparentemente pequeno pode fazer toda a diferença do mundo. Se sua fita métrica mostrar algum progresso no tamanho dos braços, mas o espelho disser o contrario, é porque você só ganhou gordura, porem uns kilinhos a menos resolve esse problema. Procure fazer um teste para saber seu percentual de gordura (algumas academias oferecem isso).

Physicus Marcas: , , ,

sábado, 29 de agosto de 2009

Os muscúlos devem descansar...

musculacaosw A recuperação entre as séries de um exercício, entre os exercícios e entre as sessões de treinamento é um fator tão importante quanto o próprio treinamento. Os períodos de descanso permitidos entre as séries e entre os exercícios durante uma sessão são em grande parte determinados pelos objetivos do programa de treinamento.

Se você não der o tempo adequado para recuperação o seu progresso será prejudicado. Isso vale para qualquer atividade física, seja musculação, corrida, ciclismo, aeróbica, qualquer coisa. Se você quiser melhorar em sua atividade deve descansar o tempo necessário para que as transformações adaptativas aconteçam.

Um estudo realizado pelo grupo de pesquisa da Nautilus demonstrou que o tempo de recuperação necessário varia imensamente de pessoa para pessoa. Algumas pessoas que participaram no estudo se recuperavam em algumas horas enquanto outras precisavam de até uma semana. É claro que essas são exceções, extremos de um lado e de outro, e que a maioria das pessoas se encaixam num meio termo.

Para se saber qual o ideal para cada um deve-se experimentar, dando tempos de descanso diferentes e analisando o resultado, até que se encontre o período ideal. Isso é muito importante para evitar o estado em que o corpo não consegue se recuperar de um treinamento eficientemente chamado de overtraining.

Normalmente antes desse ponto o corpo fornece avisos de que está sendo usado acima de sua capacidade. Falta de interesse no treinamento é um dos sinais que devem ser levados em conta. É normal sentir falta de entusiasmo algumas vezes, todos tem aqueles dias em que preferem não treinar, isso pode ser por que se teve um dia muito cansativo, ou por que a saúde não está 100 %. Mas quanto a vontade de treinar é uma rara exceção e não a regra, quando isso se repete com freqüência pode ser sinal de que você está treinando demais e precisa descansar mais. Tire pelo menos uma semana de descanso e você voltará com toda energia aos treinamento.

Outro fator é a idade. Normalmente quando ficamos mais velhos o tempo de recuperação aumenta. Se se quiser ter uma longa vida atlética é necessário ajustar o treinamento e o descanso para evitar que lesões façam com que você tenha que parar de praticar atividade física.

O envelhecimento com o qual estamos acostumados e que consideramos normal é conseqüência de falta de atividade física. Através de um programa bem elaborado é possível manter um ótimo nível de condicionamento físico até idades avançadas. É possível ter aos 60 anos um condicionamento melhor do que pessoas sedentárias de 20 anos.

Sem querer estabelecer regras fixas para descanso, especialistas sugerem os seguintes critérios para determinação do tempo de descanso entre as sessões de treinamento :

O período tradicionalmente seguido para a recuperação entre as sessões para um determinado grupo muscular é de um dia. Esta ainda é uma boa regra geral, apesar de algumas evidências indicarem que outros padrões para as sessões de treinamento e os períodos de recuperação são igualmente benéficos.

Objetivando-se a hipertrofia muscular recomendo sempre um intervalo de no mínimo 72 horas para o grupo muscular treinado voltar a ser solicitado.

Objetivando-se endurance, recomenda-se o treinamento em circuito , com períodos curtos de descanso ( menos de 30 segundos ), com cargas relativamente leves mas que solicitem um estímulo muscular.

Objetivando-se o desenvolvimento da resistência muscular localizada um intervalo muito utilizado é de 30 segundos entre as séries.

Em se tratando de períodos de recuperação é de suma importância levarmos em consideração o princípio da individualidade biológica considerando que nenhum organismo é igual a outro, impossibilitando assim uma classificação rígida do tempos necessários para a recuperação total do organismo.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Benefícios de estar musculoso

As respostas aos exercícios físicos entre homens e mulheres são diferentes, principalmente por questões hormonais. Enquanto a testosterona permite aos homens uma formação muscular mais acentuada, o estrógeno dá ao corpo das mulheres um arredondamento da camada de gordura.

Apesar disto, muitas mulheres vêm se dedicando à prática da musculação, com o objetivo de esculpir o corpo, conseguindo uma maior definição muscular. Na verdade, o conceito de beleza mudou muito e ter um corpo definido é um indicativo de saúde e vitalidade.musculacaosw3

Homens e mulheres (na maioria) têm objetivos distintos quando começam a fazer musculação. A maioria dos homens quer aumentar a massa muscular e definir o abdome, os braços, as costas e conseguir pernas com maior volume. Já a maior parte das mulheres se assusta com a idéia de aumentar os músculos, procurando apenas concertar o que está flácido ou manter o que está bom. Mas o número de mulheres que procura um trabalho de hipertrofia vem crescendo muito nos dias atuais.

Veja abaixo alguns benefícios de estar musculoso

- Melhora a postura.
- Previne as dores na coluna.
- Melhora a autoconfiança.
- Aumenta a força para as atividades cotidianas.
- Aumenta a proteção das articulações e dos ossos.
- Ajuda no processo de queima de gordura, modificando o metabolismo basal (reserva de energia), acelerando-o.
- Evita várias doenças, entre elas a Osteoporose, a Artrose e a Diabetes.
- Torna o coração mais saudável, principalmente para esforços intensos.
- A musculação rejuvenesce e mantém você jovem, diminuindo a perda de massa muscular, além do ganho de força.
- Melhora o desempenho esportivo.

Embora muitas atividades físicas colaborem para o aumento da massa muscular, o treinamento resistido (exercícios com peso, onde há uma resistência, como na musculação) é o estímulo mais eficiente para essa finalidade.

Tanto o aumento de massa muscular, quanto à diminuição da gordura corporal, varia de pessoa para pessoa, pois cada organismo responde de uma forma à atividade física e a dietas alimentares. Uns conseguem resultados mais rápidos. Outros demoram mais tempo, levando em conta a atividade, freqüência e intensidade da atividade física, dieta, genética, problemas hormonais etc. Insista e tenha muita disciplina que os resultados aparecerão.

Algumas pessoas têm muita facilidade para aumentar a massa muscular. Algumas têm muita dificuldade. E a maioria consegue um certo aumento, mas sem atingir valores excepcionais, como os fisiculturistas campeões. Para que haja um aumento da massa muscular, o processo mais significativo é a hipertrofia (crescimento de uma célula ou órgão devido ao aumento do tamanho dos componentes da célula).

É através dessa hipertrofia que o músculo aumenta de tamanho, após o treino de musculação. Nestes treinos, há uma sobrecarga tensional nos músculos. Esta tensão faz com que o músculo se contraia contra a resistência oferecida, alterando a permeabilidade da membrana celular aos íons de cálcio que migram para dentro da fibra muscular.

O aumento da concentração de cálcio ativa proteases miofibrilares, enzimas que destroem as miofibrilas. Estas são filamentos protéicos que compõem a maior parte da estrutura muscular. Portanto, durante os exercícios ocorre a destruição das miofibrilas, mas no descanso (muito importante para o aumento da massa muscular e para evitar a fadiga muscular) as miofibrilas são refeitas por síntese protéica, numa proporção maior do que a destruição das mesmas, ocorrendo o aumento do volume muscular.

A síntese de proteínas após o exercício é estimulada pelos hormônios anabólicos do nosso organismo, que são:

- G.H.(hormônio do crescimento): formado por aminoácidos e estimulados pelos exercícios intensos, pelo sono e pela hipoglicemia.
- Testosterona (hormônio sexual masculino): sintetizado a partir do colesterol e estimulado pelo treino pesado.
- Insulina (hormônio que atua na absorção de glicose pelas células): formado por aminoácidos e estimulados pela ingestão de carboidratos.

Mas, infelizmente, muitas pessoas orientadas por profissionais não gabaritados e aptos a prescrever hormônios tomam anabolizantes, que causam sérios e irreversíveis danos ao corpo, ou suplementos alimentares, sem precisarem, adquirindo problemas renais e outros.

Saiba que o treinamento correto e bem orientado e o descanso adequado aliada a uma dieta feita por uma nutricionista (pois somente ela poderá prescrever dietas) darão excelentes resultados. Se os resultados conseguidos não forem os esperados, dificilmente poderá ser melhor com suplementos e anabolizantes.

Na realidade, as drogas não fazem campeões. Muitas pessoas aumentam muito a massa muscular sem o uso de drogas e algumas tem tanta dificuldade que tem resultados muito pequenos, mesmo utilizando essas substâncias, além de causarem muitos problemas à saúde. O motivo para isto é, sem dúvida, a herança genética do indivíduo.

Concluindo, sugerimos para ganho de massa muscular:

- Avaliação física (disponível nas melhores academias).
- Treinos de musculação, bem orientados, de acordo com a sua necessidade.
- Obedeça o tempo de descanso.
- Duração dos exercícios de, no máximo, 1 hora.
- O sono noturno deve ser suficiente para recuperar as energias.
- A dieta deve ser balanceada de acordo com a orientação da nutricionista, pois a alimentação faz toda a diferença na hora de conseguir resultados com um trabalho muscular.
- Não esqueça dos alongamentos antes e depois dos treinos.
- Leve a sério a musculação, pois ela, sem dúvida, pode trazer muitos benefícios e, se você quiser, realmente aumentar a massa muscular.
- Tenha disciplina, siga as dicas acima e supere os seus próprios limites.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Supino

 

EQUIPAMENTO
Como no agachamento, o equipamento usado para supino é o mais comum nas salas de musculação: uma barra longa e diversos discos de pesos variados, um banco plano com suportes para apoio da barra.

PRINCIPAIS MUSCULOS EXERCITADOS
O principal agonista é o grande peitoral, todas as fibras. O sinergismo é dado pelo deltóide anterior, o tríceps braquial e o grande denteado (ou serratus).

INIClANTES
Ao contrário da popular "flexão de solo", o supino oferece a enorme vantagem de  todos os exercícios com pesos: poder variar e adaptar a carga empregada pelo iniciante, poupando-o de esforços acima de suas reais possibilidades. Nunca se deve fazer testes de carga máxima para detectar qual deve ser o peso inicial. Quem começa não tem os músculos condicionados e não domina a técnica do movimento. Como sugestão: em torno de 25 kg para homens e cerca de 15 para mulheres, fazendo em média 10 repetições. Quando estas forem atingidas com facilidade, acrescente mais carga, com moderação. Se, ao contrário, não se atingir o mínimo de 10 repetições, a carga deve ser reduzida.
musculacaosupino
INTERMÉDIOS-AVANÇADOS-ATLETAS
Dominada a técnica, aumente o peso. Cabe lembrar novamente, como nos demais exercícios, que os movimentos devem ser realizados. Evitar posições desconfortáveis, pontes e "contorsões" para erguer uma carga acima das possibilidades do momento. Afinal, o supino destina-se a trabalhar os peitorais, dotando-os de forma, tamanho e força e é, talvez, o melhor exercício para esta finalidade. Não prejudique o bom resultado utilizando "artifícios" para aumentar o peso.

TECNICA DE EXECUÇAO DO MOVIMENTO
Quanto maior o espaço entre as mãos, maior a ênfase nas fibras externas do peitoral. Pegadas mais fechadas priorizam as fibras internas. O normal é uma empunhadura na largura do ombro, ou pouco mais. Os cotovelos devem estar apontando para fora; estando fechados, haverá mais trabalho para o tríceps. Os pés precisam estar firmemente apoiados no solo, o glúteo apenas encostando no banco e a parte superior das costas bem apoiada. Procedendo desta maneira, será possível o emprego de cargas mais elevadas, com excelente trabalho para os grandes peitorais. A respiração correta é fundamental. Inspira-se ao aproximar a barra do peito e expira-se à medida em que a afastamos. Evite prender a respiração (apnéia), procedimento que em nada colabora com os resultados e ainda poder causar tonturas e até desmaio.

AS VARIAÇÕES
Em lugar de uma barra, você pode utilizar um par de halteres curtos (dumbbells). Muitos a atletas preferem esta variação. Ela permite abrir mais os braços ao descer e fechar ao retornar, possibilitando um "toque extra" nos peitorais. O inconveniente é que, conforme a carga, será necessário contar com um ou dois parceiros para alçar o peso do chão. Vale experimentar. Outra variante são as máquinas. Elas oferecem conforto e, conforme o projeto de biomecânica, um excelente trabalho muscular. O inconveniente é que os músculos estabilizadores não são acionados, em função da guia. Na falta de qualquer equipamento, o "mergulho" é um excelente substituto. Pegue três cadeiras, apoie os pés em uma delas e cada mão nas duas restantes. Inspire abaixando até o máximo, retorne à posição inicial, expirando. Um parceiro pressionando as costas poderá ser necessário para incrementar a carga.

SÉRIES - REPETIÇÕES E FREQÜÊNCIA
Antigamente, preconizavam-se 3 séries de 5 repetições ou 5 de 3, para força. Para volume, 10 séries de 10 repetições, ou 8 de 8, fazendo apenas o supino, duas ou três vezes por semana. E funcionava muito bem... Lembrando ainda, que naqueles tempos não havia as drogas. Nem mesmo havia os suplementos alimentares atuais, que tanto auxiliam na performance dos atletas.

Nos dias de hoje, depois de passada a fase dos treinos de três, quatro ou mais horas, voltamos praticamente ao volume total de treino que faziam os atletas do passado.

Pode-se treinar uma, duas ou mesmo três vezes por semana, cada grupo muscular. Vai depender muito do volume de treino em cada sessão.



Séries Repetições
Desenvolvimento supino 10 séries de 15 5 repet. (variando a carga e a posição das mãos)
Desenvolvimento supino 5 séries 12 a 8 repetições
Crucifixo (ou flying) inclinado 5 séries 12 a 10 repetições
Desenvolvimento supino 3 ou 4 séries 10 a 8 repetições
Desenvolvimento inclinado com halteres 3 ou 4 séries 10 a 8 repetições
Crucifixo (ou flying) inclinado 3 ou 4 séries 12 a 10 repetições

Nota: As primeiras duas ou três séries de supino não são contadas. Mais leves, servem para aquecimento localizado. Se preferir treinar duas vezes por semana, reduza uma ou até duas séries de cada a exercício Tem muita gente que vai dizer: Só isto?

EXPERIMENTE... além do progresso, você terá mais tempo para usufruir de outras coisas boas que a vida oferece, além da academia. Tenha em mente: treinar pouco não significa treinar suave. O que vale mesmo é a intensidade do treino, não a duração. Reduza os intervalos de repouso e aumente as cargas ao máximo, você vai sentir o que é UM TREINO DE CAMPEÃO!

 
 
 
 
 
 
 
 

Dexter Jackson

Como você tem notado, nós gostamos muito de fisícos estéticos mais volumosas e repugnantes monstros ao redor. Esta é a razão pela qual gosto muito Dexter Jackson. Aqui você tem algumas fotos para ver e apreciar.

 
 

Dexter-Jackson-1

Dexter-Jackson-2

 Dexter-Jackson-3

Dexter-Jackson-4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

posted by Frank Mori, Friday, March 26, 2004

Garrett Downing

 

Garrett Downing,  Confira algumas fotos :


 


Physicus Marcas: ,

posted by Frank Mori, Monday, March 29, 2004

Como perder barriga?

 


Essa pergunta é uma das mais frequentes de quem pratica atividade física. É muito importante que você entenda que não existe um determinado exercício que vai acabar com a gordura localizada na sua região abdominal. Um dos maiores enganos das pessoas quanto a perda de gordura é acreditar que determinado aparelho ou exercício abdominal vai resolver a questão. Outro grande engano é acreditar que se você fizer centenas de abdominais diariamente você vai "queimar" toda a gordura da barriga... e quanto mais você fizer abdominais, mais você ficará com a "barriga esbelta e definida". Grande erro! Infelizmente as coisas não funcionam assim. É tentador acreditar nestas propagandas de aparelhos abdominais que prometem fazer perder 10cm de cintura e 10kg de gordura em 10 dias. Mas a realidade é outra. Muitas pessoas já compraram aparelhos abdominais pensando que perderiam peso e não obtiveram nenhum resultado. Não é que aparelhos abdominais não sejam bons. Eles tem o seu papel em um programa de perda de peso, mas não são milagrosos. Então, o que fazer para queimar esta gordura da barriga? Como conseguir uma cintura fina e definida?

A única maneira de perder essa gordura localizada é abaixar o seu percentual de gordura como um todo.
Cultivar melhores hábitos alimentares que reduzem a quantidade de gordura e calorias ingeridas e praticar exercícios irão fazer seu corpo começar a queimar a gordura localizada.
Para conseguir o seu objetivo é importante que você siga os seguintes passos:

- Conscientize-se que exercícios específicos direcionados para trabalhar os músculos abdominais, sózinhos, não vão queimar gordura.
- Faça um exercício aeróbico 3 a 4 vezes por semana. Com isso o seu metabolismo ficará mais acelerado e você queimará mais calorias.
- Faça um exercício de resistência muscular umas duas vezes por semana. Desta forma você aumentará sua massa muscular e seu organismo passará a queimar mais calorias mesmo quando estiver descansando, assistindo televisão ou no trabalho.
- Coma mais vezes por dia e diminua a quantidade de alimentos de cada refeição. Ao invés de só comer no café da manhã e jantar, inclua mais umas 3 refeições no dia. Isso evitará que o seu metabolismo fique lento e que seu organismo use massa muscular como fonte de energia. Além disso, evite comer alimentos com alta concentração de gordura.

- Faça exercicios abdominais 2 vezes por semana. Eles não queimam a gordura mas tonificam os músculos que estão embaixo da gordura. Isto irá melhorar a aparência da sua cintura. Principalmente se você não tem o hábito de fazer abdominais, você possivelmente afinará um pouco sua barriga. Faça entre 2 a 5 séries em que cada série tenha 20 repetições.

Se você sentir dificuldade em fazer 20, comece com menos repetições e vá adicionando a medida que ganhar condicionamento.
Você também pode fazer mais que 20 se aguentar, mas lembre-se que abdominais bem feitos irão fazer você sentir os músculos trabalharem sem a necessidade de fazer 50 ou mais repetições por série.
Faça movimentos lentos e não tire a base da coluna do chão. Aparelhos abdominais podem te ajudar a fazer o movimento corretamente.

Seguindo estes passos você conseguirá eliminar de vez essa gordurinha indesejável da barriga.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mitos e Verdades da Musculação

 

Frases como essas abaixo ecoam pelas academias de musculação do país. É um local onde existem pessoas de diferentes níveis sociais e intelectuais. Fala-se de tudo, desde receita de bolo até política e economia.musculacao dextersmith

E também podemos ouvir dicas e conselhos de todos os tipos para se obter um resultado estético mais rápido. Segue abaixo alguns deles:

Tomar banho após um treino de hipertrofia impede o desenvolvimento dos músculos.
Uma pessoa muito forte não pode nunca parar de treinar senão os músculos caem.
Somente com o uso de complementos alimentares você consegue hipertrofiar.
Grande parte desses conselhos são pronunciados como verdade absoluta por praticantes experientes, porém sem nenhum conhecimento científico no assunto.

Durante o treino de musculação, o nosso organismo desvia grande parte do volume sangüíneo para a região trabalhada, aumentando com isso a vascularização e oxigenação local. O tamanho e o tônus desse músculo modifica-se, dando uma falsa impressão de hipertrofia instantânea, sendo que na realidade está ocorrendo um catabolismo (ou degradação da musculatura). Esse catabolismo, ou perda de substâncias plásticas e metabólicas, só é revertido na fase de repouso e com uma alimentação correta (anabolismo). Dependendo da intensidade do estímulo, após passar minutos ou horas depois do fim do treino, o músculo volta ao seu tamanho e tônus normal. Ou seja, entre você terminar um treino e ir para casa e tomar um banho, pode ter passado tempo suficiente para isso ocorrer, dando a impressão que tomar banho após o treino interfere no desenvolvimento de seu músculo.

A verdadeira hipertrofia somente é alcançada na fase anabólica, quando são refeitas as reservas musculares que tendem a superar as quantidades anteriores. Esse anabolismo é alcançado através de um repouso correto e suficiente após o treino e uma alimentação balanceada. A maneira de se saber qual a melhor alimentação, e se há a necessidade de fazer uso de complementos alimentares (pois isso depende de vários fatores, tais como sua genética, tipo de treino, ritmo de vida, etc.), é consultar um nutricionista esportivo.

E não se preocupe em ser obrigado a treinar até o fim de sua vida com medo que seus músculos caiam. Pra começar, os músculos não caem, quem cai é a gordura. Portanto, se você quiser parar de treinar após 5, 10 ou 20 anos de musculação, simplesmente faça uma alimentação adequada ao seu novo ritmo de vida. Você emagrecerá e adquirirá um corpo parecido com o anterior, só que em proporções menores.

Portanto, cuidado em acreditar em tudo que se fala pelas academias. Procure sempre um profissional formado da área para sanar suas dúvidas.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

7 dicas para evitar lesões nos treinos

Ninguém vai para a academia para se machucar. Apesar disso, a maioria das pessoas tem tendência a se machucar pelo menos uma vez nessa jornada em busca pelo corpo perfeito. Em alguns casos não há o que fazer, mas há alguns passos que podem ser seguidos que ir ão diminuir muito as chances de lesões durante os treinamentos.
1º passo: Aquecimento
À primeira vista a necessidade de um aquecimento images2parece óbvia, mas na verdade a grande maioria dos freqüentadores de academia, principalmente a galera mais jovem vai com tanta "sede ao pote" para alcançar maiores resultados que simplesmente pulam essa etapa tão importante. Isso é um grande erro, pois o aquecimento adequado vai aumentar a temperatura do seu corpo, aumentar o seu metabolismo e fazer a pré-lubrificação das suas juntas na preparação para a malhação.
Você precisa preparar o seu corpo para poder malhar pesado. O seu aquecimento deve consistir de 5 a 10 minutos de exercícios cardiovasculares moderados na esteira ou na bicicleta, além de 5 minutos de alongamento leve. Depois, antes de pegar pesado com os pesos que você está acostumado, coloque uma carga leve para que você possa fazer 1 a 2 séries de forma confortável.
Então se você costuma pegar 80Kg no supino por exemplo, faça 1 ou 2 séries de aquecimento com aproximadamente a metade do peso antes de começar a pegar mais pesado.
2º passo: Alongamento
Um alongamento mal feito ou a falta de alongamento podem fazer as suas fibras musculares diminuírem ao longo do tempo, fazendo você perder sua flexibilidade. O alongamento é subestimado pela maioria das pessoas, que acabam vendo nele uma grande perda de tempo. Mas isso não é verdade. Seus músculos e suas juntas ficarão bem mais vulneráveis a lesões sem um alongamento adequado.
Isso ocorre porque se um músculo de suporte enrigece ou diminui, passa a interferir na performance do exercício. Parece não ser nada demais no início, mas ao longo do tempo seu treinamento vai ser prejudicado. Suas juntas vão sofrer uma sobrecarga, bem como os seus ligamentos e seus músculos secundários. O efeito cumulativo ao longo dos anos pode se tornar um grande problema.
O alongamento nos intervalos das séries é muito bom. Alongar-se entre as séries libera ácido lático e permite a entrada de bons nutrientes, aumentando sua força para a série seguinte. E para finalizar, o alongamento após os exercícios ajuda na recuperação entre os seus treinos. Encontre boas dicas de alongamentos no artigo "Descubra a importância do alongamento nos seus treinos".
3º passo: Controle
Pode ser tentador colocar uma carga extra e dar aquela "roubada" durante a série. Isso não é um problema quando feito de forma controlada. Ela é até mesmo uma técnica recomendada por Arnold Schwarzenegger. "Roubar" em um exercício acontece quando você acaba usando um artifício para te ajudar a completar o movimento. Um bom exemplo disso é aquele impulso que é dado com a coluna para trás com o objetivo de ajudar a trazer o peso para cima quando fazemos uma rosca bíceps direta.
Mas a palavre chave é o controle. A técnica de "roubar" nos exercícios só deve ser realizada no final da série para garantir umas repetições a mais. Se a partir da segunda repetição você tiver que "roubar" para conseguir concluir o exercício é porque você está colocando peso demais.
Outro aspecto de controle é evitar movimentos muito bruscos com os pesos e evitar impactos muito fortes que podem comprometer suas juntas e ligamentos.
4º passo: Abdômen fortalecido
O fortalecimento do abdômen é muito importante, pois até em exercícios que nem imaginamos estarmos trabalhando esse músculo, na verdade ele está sendo bastante exigido. Exercícios de costas, remadas, rosca tríceps e exercícios de pernas, apesar de não parecer, exigem bastante do abdômen.
Portanto, é essencial fazer um bom trabalho de abdominais. Dê preferência ao abdominal reto, mas faça também outros tipos de exercícios abdominais como o oblíquo por exemplo. Um abdômen fraco pode forçar muito a coluna durante exercícios que você nem imagina estar forçando.
Na segunda parte desse artigo vamos apresentar dicas de prevenções de lesões para o máximo de rendimento nos treinamentos.
5º passo: Equilíbrio
É necessário ter uma postura adequada quando fizer exercícios em pé. Em exercícios como a rosca tríceps, a rosca bíceps, ou qualquer outro que você vá se exercitar em pé, mantenha uma postura como se você estivesse dentro de um ônibus em movimento. Force o abdômen e com isso você vai estar adotando uma postura correta.
Quando deitar no banco para fazer determinado exercício (como o supino por exemplo), ponha os pés no banco também. Isso fará com que você mantenha o equilíbrio e toda a sua coluna estará apoiada no banco. E quando você for fazer xexercícios de agachamento, mantenha os ombros relaxados, deixe as costas bem retinhas e procure não forçar muito o joelho descendo mais que o necessário.
6º Passo: Medidas de Segurança
Quando você coloca o cinto de segurança dentro do carro, você não faz isso porque acha que vai bater. Você faz isso como uma forma de se precaver caso um dia aconteça alguma coisa. Colocar o cinto de segurança leva apenas 2 segundos e se alguma coisa acontecer você vai se sentir muito mais aliviado por ter feito isso.
Na academia essas medidas funcionam da mesma forma. Quando você faz exercícios de panturrilha no leg press por exemplo, as chances do seu pé escorregar são muito pequenas. Porém, se isso acontecer e a trava de segurança não estiver sendo usada, você irá machucar feio as suas canelas e seus joelhos.
Em exercícios de supino é sempre importante ter uma pessoa atrás de você, pois quando se trata de pegar bastante peso, não se pode arriscar que todo ele caia em cima de você.
Existem algumas medidas mais simples que são úteis para evitar machucados indesejáveis. Por exemplo, seque as mãos antes de colocar os pesos nas máquinas (use uma toalhinha ou dê uma secada na sua própria roupa. Cuidado com os pés para não derrubar peso em cima deles. Use cinto para quando pegar muito peso em exercícios que fizer em pé. Sempre peça para alguém dar uma olhada no seu exercício quando a sua posição for arriscada como no supino por exemplo.
As chances de acontecer alguma coisa são muito pequenas, mas se por um acaso acontecer, você vai se sentir bastante aliviado por ter tomado as devidas precauções.
7º Passo: Dicas para um melhor resultado
Nem todas as lesões ocorridas nas academias são devido a um acidente específico. Aliás, uma boa parte dos casos de lesões são conseqüência de problemas acumulados ao longo de meses ou anos. Por exemplo, se você faz um exercício de bíceps de forma errada e coloca um estresse indevido em uma junta, isso não te trará problemas naquele exato momento.
Entretanto, você pode sentir uma pequena dor no momento e quando você for trabalhar o mesmo músculo novamente depois de alguns dias, ele não terá se recuperado da maneira como deveria. Se repetir esse exercício algumas centenas de vezes, sem jamais ter dado tempo para a recuperação das juntas, o resultado será muito desastroso.
Ao prestar atenção ao seu corpo e descansar por alguns dias, você pode evitar muitos problemas no futuro. Se os seus joelhos estiverem doloridos por causa dos exercícios da semana anterior, então não faça exercícios que vão forçá-los. O mesmo vale para todas as outras partes do corpo.
Os malhadores mais dedicados geralmente seguem esse programa. Malhar com certa regularidade é um fator muito importante para atingir os objetivos. Mas, se você estiver treinando além do que deve é melhor suspender a malhação por um tempo.
Oito horas de sono por noite é fundamental. Não só as suas juntas, seus músculos e seu sistema nervoso se recuperam mais rapidamente como você também vai criar um ambiente ideal para a produção de hormônios que vão ajudar no ganho muscular. Além disso uma boa   noite de sono é muito importante para deixá-lo mais ligado e consciente dos exercícios, evitando lesões que podem te deixar em casa de molho por um tempo.
Seguir corretamente esses 7 passos não significa ficar livre de lesões, mas a probabilidade e a intensidade de qualquer incidente podem ser reduzidos drasticamente. Tudo isso é uma questão de bom senso, você só tem que criar o hábito de seguí-los.

Marcadores:

domingo, 23 de agosto de 2009

Ganho de Massa Muscular

1 - Dar atenção a parte negativa do exercício

A maioria das pessoas só dão atenção a parte concêntrica do exercício, onde você contraí o músculo(levanta o peso), mas na faze negativa(quando você volta o peso na fase inicial) geralmente as pessoas tem o costume de largar o peso, ou porque a carga está muito elevada ou porque não sabem a importância da parte negativa do exercício. O que é a principal fase para atingir a hipertrofia.

2 - Coma Peixe

Isso mesmo, a carne de peixe contem uma grande quantia de gordura boa, salmão é um exemplo. Você já deve ter ouvido falar de Omega-3. Essa gordura faz com que o músculo fique mais sensivel a insulina, ou seja, ela facilita o transporte de glicogênio e aminoacidos para dentro do músculo.

3 - Aumente a ingestão de sódio

É isso mesmo que você leu. Sódio é um mineral muito importante para o crescimento muscular. Porém é conhecido e tem uma má reputação pois a ingestão gera retenção de água, é o terror de todo fisiculturista perto de competição. O lado bom é que a ingestão de sódio ajuda na absorção de carboidratos e aminoácidos e também deixa o músculo mais sensível a insulina.

4 - Corte todos os aeróbicos

Exercícios aeróbicos são um detrimento no ganho de massa muscular. Aeróbicos interferem no ganho de força, na recuperação enquanto queima o nosso valioso glicogênio e aminoácidos da cadeia ramificada em nossos músculos. Faça uma escolha, fique magro ou ganhe massa muscular, fazer os dois é impossível.

5 - Descanse

Muitos iniciantes cometem o grave erro de achar que no treinamento com pesos, mais treino significa mais ganhos, o que acontece é o contrário, quanto mais treino menos ganhos. O que você tem que manter é um treino frequente, no sentido de treinar os dias necessários e não desistir. Ganho de massa muscular ocorre quando estamos descansando e não quando treinamos, como a maioria dos iniciantes imaginam. Então, sem descanso, sem ganhos. Simples…

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dicas para perder a barriga !

 


Uma barriguinha saliente pode ter diversas causas como: herança genética, alteração hormonal, retenção de líquido, excesso de peso etc. Veja algumas dicas de alimentação para diminuir o seu volume:
Alimentos que favorecem a barriguinha:
Alimentos causadores de gases como: refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatado carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha.
Alimentos que retém líquidos como: embutidos, sal em excesso e alimentos processados.
Alimentos que favorecem uma barriga retinha:
As fibras insolúveis associadas a uma ingestão adequada de líquidos permitem que o intestino funcione de forma regular evitando que a barriga fique dilatada e dolorida (são eles: farelo de trigo não processado ou farelo de arroz, cereais integrais, pão Integral; legumes/ervilha, vagem e nozes; raízes incluindo batata e cenoura; verduras como o espinafre; maçã, laranja e outras frutas. No entanto, as fibras são decompostas pelas bactérias do intestino e o organismo leva um tempo para se acostumar com isso. Assim, introduza-as devagar nas refeições).
Os alimentos diuréticos também contribuem para diminuir a retenção hídrica diminuindo o inchaço (chás, suco de limão, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, folhas de beterraba, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino) Dicas para diminuir o volume da barriga
Em primeiro lugar, se estiver acima do peso, deve-se pensar em uma alimentação equilibrada para perder peso e conseqüentemente a gordura localizada;
As magras também não estão livres de apresentar uma barriguinha; se for o caso, devem manter uma alimentação saudável, evitando gorduras, frituras, doces e refrigerantes, que também provocam barriga. Devem evitar também pratos muito gordurosos, dando preferência às carnes magras e coma legumes, verduras e frutas;
Se o funcionamento de intestino anda devagar, aumente a ingestão de fibras e água (no mínimo 8 copos por dia)
Pratique atividade física - além de queimar calorias também refletem em um bom funcionamento do organismo. Devem ser praticados com freqüência associando-se exercícios aeróbicos (para ativar a circulação e gastar calorias) a exercícios localizados (para enrijecer a região abdominal);
Fracione bem a dieta - O sistema digestivo não consegue processar um grande volume de alimento ingerido de uma só vez. O ideal é fazer refeições pouco volumosas e de baixo valor calórico até 6 vezes ao dia.
Mastigue devagar - A pessoa que come rápido pode acabar engolindo ar junto com a comida além de prejudicar a digestão. Além disso, o cérebro não registra o sinal de saciedade com tanta rapidez e, assim, você acaba comendo mais.
Evite os alimentos formadores de gases - refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatados, carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha.
Evite alimentos gordurosos - a gordura possui uma digestão mais lenta e com isso os alimentos gordurosos acabam permanecendo mais tempo no trato gastrointestinal favorecendo aumento de seu volume.
Evite o consumo excessivo de sal, exemplos - Pães fermentados ou roscas feitas com sal; pães de preparo rápido ou bolos, feitos c/ fermento em pó, bicarbonato de sódio, sal ou feitos com misturas comerciais; cereais enriquecidos ou de cozimento rápido; cereais secos; bolachas cream cracker, exceto a bolacha água; pipoca salgada; pickles; batatas chips; embutidos( lingüiça, salsicha, paio, presunto cru, mortadela).
Aumente o consumo de alimentos diuréticos - erva doce, salsão, coentro, berinjela e endivias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã; abacaxi, melancia, maracujá e chá: em especial, chá de salsa: acrescentar algumas folhinhas de salsa à água quente, adoçar ou não com adoçantes. E chás de ervas ( gengibre/ canela / cardamomo: fazer um mix dos ingredientes e acrescentar água que ferveu) ou frutas.
Atenção ao leite - Se estiver com gases, experimente tirar o leite do cardápio. Muitas pessoas têm intolerância à lactose.
Atenção a alguns adoçantes - alguns adoçantes são a base de sorbitol que fermenta no organismo provocando gases. Algumas frutas secas como uva passa, damasco, banana e principalmente ameixa seca também possuem em sua composição sorbitol.
Beba bastante água - Além de diminuir a retenção de líquidos, ajuda na lubrificação do intestino. Por isso, é essencial tomar pelo menos 2 litros por dia. Mas evite líquidos durante as refeições (o suco e a água dilatam as paredes do estômago empurrando a barriga).
Reserve as preparações mais leves para o jantar: à noite nosso metabolismo está reduzido e portanto também devemos ingerir menos calorias neste período, evite gorduras e carboidratos em excesso nestas refeições.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O QUE COMER ANTES E APÓS O TREINO DE MUSCULAÇÃO?

 
Sem dúvida, todas as refeições que compõem o programa alimentar de um atleta e/ou esportista são importantes, mas neste artigo vamos discutir a alimentação em dois momentos cruciais para o praticante de musculação: antes e após o treinamento.
Antes do treino, deve-se garantir uma refeição que o mantenha em estado anabólico durante o exercício, além de proporcionar um ótimo rendimento. Já, após o treino, o principal é garantir uma ótima recuperação do organismo. Muitas pessoas ainda acham que o crescimento muscular ocorre exatamente no momento do exercício, mas, na verdade, a maior parte do processo de hipertrofia acontece durante o período de descanso.
O stress causado durante o treinamento pelas sobrecargas metabólicas e tensionais, provoca microlesões nos músculos envolvidos. Para ocorrer a hipertrofia, essas microlesões devem ser adequadamente reparadas num patamar superior ao anterior. Portanto, a fase de recuperação é fundamental para o desenvolvimento muscular. Se o indivíduo não estiver completamente recuperado, a musculatura responderá de maneira negativa, dificultando a hipertrofia. Nesse processo recuperativo, o descanso e uma ótima nutrição são fatores cruciais.


Refeição antes do treinamento


É conveniente realizar uma refeição sólida em torno de 60 a 90 minutos antes do treinamento. Este período é bem variável, pois enquanto algumas pessoas podem apresentar um ótimo rendimento realizando uma alimentação sólida apenas 30 minutos antes do exercício, para outras essa prática pode ser desastrosa.
Portanto, a individualidade sempre deverá ser respeitada. Essa refeição deveria conter uma quantidade adequada de carboidratos complexos e proteínas, além de ser reduzida em fibras, frutose e gorduras. Nesse momento, uma refeição com a quantidade adequada de carboidratos aumenta de forma significativa o conteúdo de glicogênio nos músculos e no fígado, constituindo um importante fator para melhorar o desempenho.
Essa conduta tem por objetivo:
• Reduzir o catabolismo induzido pelo exercício (maior liberação insulínica e maior síntese de glicogênio);
• Garantir maior disponibilidade de aminoácidos para os músculos;
• Prevenir a hipoglicemia e os sintomas a ela relacionados;
• Fornecer energia para o trabalho muscular durante o treinamento;
• Evitar o estado de fome e o desconforto gastrintestinal durante o exercício;
• Proporcionar um correto aporte hídrico, garantindo que o indivíduo inicie o exercício num estado completamente hidratado.


Exemplos de refeições pré-treino
Os exemplos de refeições foram divididos em níveis: iniciante, intermediário e avançado. No nível avançado, podemos incluir pessoas com um expressivo desenvolvimento muscular, tais como os bodybuilders.


Nível iniciante:
• Pão branco com geléia de frutas, acompanhado de iogurte de frutas light e uma fruta;
• Extrato solúvel de soja light batido com uma fruta e aveia em flocos.

Nível intermediário:
• Pão branco com queijo branco magro, acompanhado de iogurte de frutas light e uma fruta;
• Iogurte de frutas light com cereal sem açúcar e uma fruta.

Nível avançado:
• Batata doce/mandioca cozida acompanhada de peito de frango;
• Panqueca de aveia em flocos com claras de ovos e uma banana.
Logicamente, as quantidades não foram especificadas devido as grandes variações individuais. Além disso, devemos lembrar que as opções acima são apenas sugestões, devendo-se sempre respeitar os hábitos, preferências, alergias, aversões e intolerâncias alimentares de cada um. No período entre essa refeição e o treinamento (60 – 90 minutos) deve-se garantir um aporte hídrico entre 500 ml e 1000 ml.
Para os que estão em um nível intermediário ou avançado de treinamento, a inclusão de uma suplementação, entre 15 e 30 minutos, antes do treino pode ser de grande valia. Nesse período, a suplementação é preferível à alimentação sólida, pois causará um rápido esvaziamento gástrico, evitando qualquer tipo de desconforto.

Exemplos de suplementação logo antes do treino
Nível intermediário:
• Maltodextrina
• Whey protein
Nível avançado:
• Maltodextrina
• Whey protein
• BCAAs
• Glutamina
No nível intermediário, o uso de maltodextrina acompanhado de uma pequena quantidade de whey protein proporcionaria um melhor rendimento associado a um aumento na síntese protéica. Já no nível avançado, devido à alta intensidade do treinamento, além de maltodextrina e whey protein, o uso de BCAAs e glutamina parece ser interessante. Ainda para os indivíduos em nível avançado, a inclusão de outros suplementos, tais como HMB e óxido nítrico em determinados períodos também pode ser útil.
O uso de vitaminas do complexo B é recomendado em alguns casos, dependendo da ingestão de carboidratos da dieta, já que essas vitaminas atuam como coenzimas do metabolismo energético. Portanto, a ingestão de vitaminas do complexo B está diretamente relacionada ao teor de carboidratos na dieta.

Durante o treinamento
Em atividades com menos de uma hora de duração, a suplementação com carboidratos não é necessária. Garantir um ótimo aporte hídrico já seria suficiente. No entanto, para atividades com duração superior a 60 minutos, o uso de um repositor de carboidratos é necessário, sendo que em atividades com duração superior a 90 minutos o repositor deveria conter eletrólitos.
Algumas pessoas engajadas em um treinamento com pesos de alta intensidade observam um melhor rendimento com o uso de maltodextrina durante o treino; outras já não observam essa melhora. Neste caso, a experiência de cada um auxiliará na escolha, sempre respeitando a temperatura (em torno de 16ºC) e a concentração da solução – que deverá estar entre 6 e 8%, visando um rápido esvaziamento gástrico.

Refeição após o treinamento
Imediatamente após o treinamento, é interessante realizar uma refeição o quanto antes, para auxiliar no processo de recuperação e evitar o catabolismo. Essa prática promoverá melhor perfil hormonal anabólico, diminuição da degradação protéica miofibrilar e rápida ressíntese de glicogênio. A fim de garantir maior praticidade, o uso de suplementos, nesse caso, é bem interessante, pois além da dificuldade de transporte, observa-se em treinamentos mais intensos, o que é conhecido como anorexia pós-esforço, dificultando o processo alimentar.
Imediatamente após o exercício, os músculos que estavam ativos se preparam para restabelecer a energia gasta e maximizar a entrada de nutrientes. Esse é o estado em que o corpo se encontra mais receptivo à absorção e ao armazenamento de energia. Durante o treino, ocorre uma diminuição natural na insulina circulante, sendo que, por meio da ação de receptores específicos, a glicose entra nas células sem depender de insulina nesse momento. Este fenômeno é conhecido como período insulino-independente, com duração de uma a duas horas após a atividade física. Quando se ingere um alimento na fase insulino-independente, os nutrientes entrarão nas células mais rapidamente, proporcionando uma ótima absorção.

Exemplos de suplementação logo após o treino
Nível intermediário:
• Maltodextrina
• Dextrose
• Whey protein
Nível avançado:
• Maltodextrina
• Dextrose
• Whey protein
• BCAAs
• Glutamina
• Nutrientes antioxidantes
• HMB
Nesse período recomenda-se o uso de um shake contendo proteínas de rápida absorção (whey protein), além de uma mistura de carboidratos com alto índice glicêmico (dextrose e maltodextrina). Esses valores são variáveis de acordo com cada indivíduo, mas como parâmetro, em torno de 1 grama de carboidratos por kg de peso corporal (50% maltodextrina e 50% dextrose) e 0,5 gramas de proteínas hidrolisadas por kg de peso corporal parece ser o suficiente para garantir uma ótima ressíntese de glicogênio, uma excelente liberação do hormônio anabólico insulina, otimizar a síntese protéica e interromper a proteólise. Em nível avançado, pode-se ainda enriquecer essa solução com BCAAs, glutamina e HMB, dependendo de sua disponibilidade financeira.
Antioxidantes são substâncias capazes, mesmo em concentrações relativamente baixas, de retardar ou inibir o processo oxidativo. Podem agir bloqueando a formação de radicais livres ou interagindo com eles, tornando-os inativos. Estudos demonstram que o trabalho muscular intenso gera maiores quantidades de radicais livres de oxigênio, os quais, se não forem devidamente neutralizados, podem iniciar um processo deletério nas células e tecidos, chamado estresse oxidativo. Este pode levar à destruição de lipídios, proteínas e ácidos nucléicos, causando diminuição do rendimento físico, fadiga muscular, estresse muscular e overtraining. Como exemplos de nutrientes antioxidantes, podemos citar a vitamina C e a vitamina E.
Tanto antes, quanto após o treino, os indivíduos em nível inicial de treinamento não necessitam fazer qualquer tipo de suplementação, salvo alguma orientação em um caso específico.
Após um período de no máximo 60 minutos, é interessante realizar uma refeição contendo uma boa quantidade de proteínas de alto valor biológico, carboidratos complexos, e restrita ao máximo em gorduras. Nesse momento, os níveis sangüíneos do hormônio anabólico insulina encontram-se elevados (devido ao shake ingerido alguns minutos antes), o que propicia uma ótima absorção dos nutrientes ingeridos.


Exemplos de refeições pós-treinamento
Nível iniciante:
• Arroz e feijão, acompanhado de carne vermelha magra, legumes e verduras.
• Pão branco com patê de atum light com requeijão light e suco natural de frutas
Nível intermediário:
• Arroz e feijão, acompanhado de peito de frango, legumes e verduras.
• Extrato solúvel de soja light, batido com fruta e aveia em flocos, acompanhando pão branco com patê de peito de frango desfiado com requeijão light
Nível avançado:
• Batata inglesa acompanhada de peito de frango, legumes e verduras
• Arroz branco acompanhado de peixe, legumes e verduras.
O presente artigo teve por objetivo principal identificar a importância de uma nutrição adequada para o sucesso do treinamento com pesos, particularmente nos horários antes e após o treinamento. Espero que as dicas apresentadas auxiliem aqueles que buscam objetivos sólidos com o treinamento com pesos. Lembre-se: antes de iniciar qualquer dieta, consulte um profissional habilitado em nutrição esportiva. Só ele poderá elaborar um programa alimentar de acordo com suas necessidades.
*nutricionista esportivo

domingo, 16 de agosto de 2009

Dicas Nutricionais

Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras.

Coma-os 5 vezes por dia

  1. As frutas e as verduras são ricas em vitaminas, minerais e fibras.Coma pelo menos, 4 colheres de sopa de vegetais (verduras e legumes) 2 vezes por dia.Coloque os vegetais no prato do almoço e do jantar.Comece com 1 fruta ou 1 fatia de fruta no café da manhã e acrescente mais 1 nos lanches da manhã e da tarde.

Coma feijão pelo menos 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana.

  1. O feijão é um alimento rico em ferro. Na hora das refeições, coloque 1 concha de feijão no seu prato, assim você estará evitando a anemia.

Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos para no máximo 1 vez por semana.

  1. Retire antes do cozimento a pele do frango, a gordura visível de carne e o couro do peixe. Apesar do óleo vegetal ser um tipo de gordura mais saudável, tudo em excesso faz mal! O ideal é não usar mais que 1 lata de óleo por mês para uma família de 4 pessoas. Prefira os alimentos cozidos ou assados evite cozinhar com margarina, gordura vegetal ou manteiga.

Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa.

  1. O sal de cozinha é a maior fonte de sódio da nossa alimentação. O sódio é essencial para o funcionamento do nosso corpo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue, que chamamos de hipertensão. As crianças e os adultos não precisam de mais que 1 pitada de sal por dia. Siga estas dicas : não coloque o saleiro na mesa, assim você evita adicionar o sal na comida pronta. Evite temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e embutidos como mortadela, presunto, linguiça etc... Todos eles têm muito sal.

Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições.

  1. Para lanche e sobremesa prefira frutas. Fazendo todas as refeições, você evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de ter gastrite e de exagerar na quantidade quando for comer. Evite “beliscar”, isto vai ajudar você a controlar o peso.

10 passos para uma alimentação saudável

Vamos apresentar para você os 10 passos para uma alimentação saudável. Estes passos podem e devem ser seguidos por toda a família. Você já respondeu ao teste sobre sua alimentaçao e já sabe quais são os pontos fracos que precisam ser melhorados. Escolha o passo que se aplica à sua situação e comece a tornar sua alimentação mais saudável. Você não deve tentar fazer todos os passos de uma vez e também não precisa seguir a ordem dos números. Escolha aquele que será mais útil para você e procure segui-lo todos os dias. Caso em algum dia você não consiga, não desanime, tente novamente no dia seguinte. Quando sentir que o passo já faz parte da sua rotina, então comece a tentar um outro.

  • Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açucar para no máximo 2 vezes por semana.

  • Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diárioa melhor bebida é a água!

  • Aprecie a sua refeição, coma devagar.Faça das refeições um ponto de encontro da família, não se alimente assistindo tv.

  • Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro, suba escadas e não passe muitas horas assistindo tv.

Mantenha o seu peso dentro de limites saudáveis – veja no serviço de saúde se o seu imc está entre 18,5 e 24,9 kg/m².

O imc (índice de massa corporal) mostra se o seu peso está adequado para a sua altura. É calculado dividindo-se o peso, em quilogramas, pela altura, em metros, elevada ao quadrado.

Para seber se o peso esté adequado para a sua altura, precisamos usar a tabela de classificação abaixo:

Valor do imc         classificação

Menor que 18,5    Baixo peso

18,5 a 24,99         normal

25 a 29,99            sobrepeso

Maior que 30         obesidade

Ginástica

  Body Pump
Treinamento com pesos sincronizados com as melhores músicas do momento que visa desenvolver a força, resistência muscular, gastar muitas calorias e definir a musculatura além de melhorar a postura corporal. Esta aula é indicada pra todos os níveis de condicionamento físico.

  Body Combat
Baseado nas mais variadas artes marciais, pretende desenvolver as técinicas dos golpes simultaneamente ao condicionamento físico de todo o corpo, no que se refere a resistência, força, flexibilidade e agilidade, altíssimo gasto calórico definição muscular e defesa pessoal, aula com um grau muito alto de motivação.

  RPM
Programa de ciclismo indoor que visa o desenvolvimento da capacidade cardiovascular e pode gastar cerca de 800 calorias numa única sessão, nos proporcionando redução de gordura corporal.

  Body Balance
É uma aula de Condicionamento Postural que utiliza movimenos adaptados de disciplinas orientais (Tai-chi-Chuan, Yoga, etc.) e de disciplinas ocidentais (Pilates, Feldenkraiss, etc.), buscando trazer o melhor de cada uma delas para a sala de aula.

Tudo isso sincronizado com músicas excelentes, numa aula completa, dinâmica e motivante para os alunos.
Power Jump
é um programa de mini - trampolim, onde há muita diversão em grupo, com músicas

empolganes e movimentos simplificados. O sucesso do Power Jump é atribuído á movimentos extremamente simples e facilitados devido as propriedades físicas evoluidas: gravidade, aceleração e desaceleração e podemos chegar a perder até 900 calorias por aula.

Aero Jump
É uma aula que utiliza mini trapulim, que tem o objetivo de melhorar o condicionamento cardiorespiratório e o fortalecimento de membros inferiores.
Local
É uma aula de grande gasto calórico, devido as várias combinações de exercícios sem intervalo.

Abdome
É uma aula para aprimomar, definir e fortalecer a musculatura abdominal.


Step
É uma atividade cardiovalscular desenvolvida com a utilização das plataformas conhecida com Steps.

G A P
É uma atividade de grande intensidade na musculatura de membros inferiores (glúteo, abdome e pernas), com o objetivo de fortalecimento muscular nessa região.

Jazz
Nesta aula são desenvolvidos qualidades físicas com: resistência, força, coordenação motora, equilíbrio corporal, postura e sensualidade. Proporciona maior agilidade ao mesmo tempo que contagia ritmos musicais trabalhados.

Musculação na infância e adolescência

 

images O treinamento de força (musculação) para crianças e adolescentes ainda parece ser muito controverso para muitos profissionais da saúde, como médicos e educadores físicos. A causa dessa controvérsia deve-se justamente ao fato de muitos desses profissionais estarem desatualizados, pois nos últimos anos muitas pesquisas têm demonstrado os verdadeiros efeitos de um programa de força para crianças e adolescentes. Os estudos mais antigos constantemente questionavam a segurança e eficiência de um treinamento de força para essa faixa etária, mas novas evidências têm indicado que tanto crianças quanto adolescentes podem aumentar a força muscular em conseqüência de um treinamento de força (GUY & MICHELI, 2001; FAIGENBAUM et al, 1999). Os riscos de um treinamento de força bem orientado e individualizado são praticamente nulos (BLINKIE, 1993), enquanto vários benefícios podem ser obtidos mediante o treinamento com pesos. 

Benefícios do treinamento de força

Subir em árvores, brincar de carrinho de mão e jogar bola são exemplos de atividades comuns na infância e que podem acarretar lesões, certamente essas atividades tem muito mais impacto e são muito mais passíveis de lesões do que um treinamento dentro de uma sala de musculação. A maioria das crianças pode se beneficiar com os programas de treinamento de força, no que diz respeito à melhora do condicionamento físico e desempenho nos esportes ou para reduzir a probabilidade de lesões em atividades esportivas ou recreativas (FLECK & KRAEMER). 

Um programa de exercício eficiente e seguro é necessário para tratar doenças crônicas (ex. obesidade) na infância (SOTHERN et al, 2000). O treinamento de força tem sido adotado como forma segura e eficaz nos programas para redução de peso em crianças e adolescentes (SCHWINGSHANDL et al, 1999). Em um estudo realizado na Universidade de Louisiana, os pesquisadores utilizaram a musculação num programa para redução de peso corporal em crianças. Houve mudança significativa na composição corporal (redução de peso e % de gordura) e nenhuma lesão foi reportada nessa pesquisa (SOTHERN et al, 1999). 

O desenvolvimento ósseo das crianças também é afetado positivamente em função do treinamento com pesos. Quantidades aumentadas de fibras colágenas e sais inorgânicos são depositados nos ossos como resposta a tensão muscular, coeficiente de tensão e compressão. Essa melhora da densidade óssea pode ser importantíssima na prevenção da osteoporose. 

Crescimento e maturação

Ainda é comum vermos pseudo-especialistas e leigos afirmando que a musculação pode atrapalhar o crescimento, e sempre associam que a baixa estatura de ginastas é proveniente do treinamento com pesos. Na verdade a baixa estatura de ginastas e elevada estatura de atletas de voleibol e basquetebol está simplesmente relacionada à seleção natural de talentos. Ou será que os Jóqueis são baixos porque andam excessivamente de cavalo? Claro que não, da mesma forma que o ginasta tem uma facilidade por ser baixo e leve, o jóquei também se beneficia da baixa estatura e pouco peso. 

Um crescimento ideal e a maturação sexual dependem do potencial genético, estado nutricional e uma série de hormônios (ROEMIMICH et al, 2001). Diversos estudos realizados com atletas de ginástica olímpica têm demonstrado um RETARDAMENTO do crescimento e da maturação em atletas do sexo feminino. Um estudo interessante feito por Georgopoulos et al em 2001, analisou 104 ginastas do sexo feminino. Os autores identificaram um retardamento do crescimento durante a fase em que as atletas treinavam intensamente, porém compensado com um crescimento normal e acelerado após uma diminuição dos treinamentos. Muitas vezes esse crescimento chegou a superar a predisposição genética. Esse crescimento retardado está totalmente relacionado com o excesso de treinamento intensivo e principalmente a dieta inadequada que as ginastas são submetidas, uma vez que esse retardamento não é observado em atletas do sexo masculino (WEIMANN et al , 2000; ROGOL et al, 2000). Ginastas do sexo masculino não são incentivados a manter uma baixa ingestão calórica. 

Considerações finais

O treinamento de força em crianças e adolescentes era inicialmente contra-indicado pois os primeiros estudos publicados foram incapazes de demonstrar ganhos em força ou outro benefício qualquer, porém estes estudos perderam sua credibilidade já que utilizavam treinamentos de força mal elaborados além

de planejamentos experimentais insatisfatórios. As evidências atuais demonstram que tanto crianças quanto pré-adolescentes se beneficiam do treinamento de força, apesar de terem pouco favorecimento em relação à massa muscular. Apenas um estudo publicado até hoje mostrou ganhos significativos de hipertrofia (FUKUNAGA et al , 1992), talvez isso deve-se ao fato da dificuldade de realizar um estudo por um longo período de tempo. A partir de observações empíricas nota-se que crianças que são submetidas a um treinamento de força prolongado, tendem a ter uma musculatura mais aparente. É só observarmos ginastas de seis ou oito anos que tem uma musculatura muito mais trabalhada que crianças não praticantes de exercício resistido. Diversos discursos ideológicos e hipócritas discriminam a prática de musculação para crianças, alegando que criança não deve ser tratada como um “mini adulto”. De fato devemos dar livre escolha para as crianças, pois o ideal é fazer algo que proporcione prazer, “temos que deixa-las brincar”. Mas por que não brincar de musculação?

Musculação é para jovens e idosos

Durante muito tempo, a musculação foi vista como uma atividade física perigosa. O exercício estava ligado ao uso de esteroides e ao simples aumento do bíceps e do peitoral. Hoje, o público da musculação cresceu e se diversificou. Jovens e idosos são adeptos da modalidade, recomendada por médicos, fisioterapeutas e professores de educação física.

Está cientificamente provado que após os 30, 40 anos começamos a perder massa muscular de forma espontânea (chama-se sarcopenia). Esse processo vai se acentuando com a idade e existem algumas consequências, como a perda da força e da autonomia para realizar as tarefas cotidianas. Essa é uma das principais razões para a musculação ser uma atividade fundamental nessa idade. Mas é importante ressaltar que não apenas a musculação promove o ganho de massa muscular. Qualquer atividade em que haja resistência ao movimento vai promover os mesmos benefícios, como o pilates, a ginástica localizada, a ginástica funcional, entre outras. Escolha a que proporciona mais prazer e siga em frente.

Emagrecer

As atividades aeróbicas,  são as mais eficientes para emagrecer. É por isso que a Organização Mundial da Saúde recomenda que se façam 150 minutos de exercícios aeróbicos por semana, de preferência divididos em cinco dias. Mas ter uma boa quantidade de músculos no corpo é uma maneira de ajudá-lo a queimar gordura, mesmo em repouso, o que faz as atividades que promovem ganho de massa muscular ser tão importantes. Cada quilo de músculo que temos em nosso corpo consome em torno de 35 a 40 calorias por dia, enquanto 1 quilo de gordura consome de 5 a 6 calorias.

Quedas

As quedas representam a sexta maior causa de morte entre os idosos. Para evitar esse problema é fundamental manter a musculatura forte e desenvolver o equilíbrio. Essa é mais uma razão para as pessoas na terceira idade praticarem musculação. Exercícios que aliam o trabalho de força, coordenação motora e equilíbrio são os mais indicados. A ginástica funcional, bastante comum em academias, é um bom exemplo desse tipo de atividade

Xamengo.com.br

Xamengo.com.br
A sua loja na internet